Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Documento Físico X Digital: 5 Diferenças Cruciais para Sua Empresa!

Descubra diferenças essenciais entre documentos físicos e digitais e como isso impacta o funcionamento da sua empresa!

Você sabia que a escolha entre documentos físicos e digitais pode afetar diretamente a eficiência e os custos da sua empresa?

Entenda os principais pontos de diferença entre o documento físico e o digital e de que forma utilizá-los adequadamente na sua empresa

A rotina de uma empresa é composta por diversas atividades que precisam ser realizadas de forma minuciosa para que tudo esteja em ordem. 

Ou seja, é preciso se atentar aos processos, satisfação dos clientes, concorrência, tendências do mercado e novas tecnologias que vão surgindo e modernizando a forma de gerir um negócio. 

Neste cenário, os documentos digitais se fazem presentes como um recurso de extrema importância, portanto, é essencial entender como funcionam no que se diferenciam dos documentos físicos e de que forma impactam a sua rotina.

Acompanhe a leitura e conheça cinco das principais diferenças!

Documento físico x documento digital: 5 principais diferenças

Com o avanço tecnológico, cada vez mais processos têm sido automatizados e diversos documentos têm sido digitalizados, como forma de economizar tempo, recursos e diminuir as agressões ao meio ambiente. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Dessa forma, é de conhecimento comum a diferença nítida entre um documento que é físico e o que é digital, entretanto, você já pensou em quais são as principais diferenças geradas no dia a dia da sua empresa? 

Para evidenciar isso, vamos falar sobre cada possibilidade de forma individual. 

Vantagens e desvantagens do documento físico 

Quando falamos do documento físico, trata-se de algo mais tradicional e presente principalmente em empresas com mais anos de mercado. 

Afinal, por muito tempo, notas fiscais, relatórios e tantos outros aspectos eram apenas físicos. 

Entretanto, este tipo de documento gera:

  • Impacto ambiental negativo; 
  • Acúmulo de papéis; 
  • Dificuldade de armazenamento; 
  • Custos com impressora, papel, tintas e afins;
  • Risco maior de perda de documentos; entre outros pontos. 

Sendo assim, por mais que ainda seja utilizado em algumas situações, a migração para o documento digital tende a ganhar cada vez mais força, facilitando nos processos da empresa.

Vantagens e desvantagens do documento digital

Já o documento digital proporciona muito mais facilidade e já é muito mais utilizado do que o documento físico em novas empresas, startups e afins. 

Isso porque proporciona diversas facilidades, vantagens e soluciona os problemas que evidenciamos anteriormente sobre os documentos físicos.

Por meio do documento digital, é possível:

  • Diminuir o impacto ambiental; 
  • Armazenar na nuvem; 
  • Enviar documentos de forma mais ágil e rápida;
  • Diminuir custos; 
  • Menor risco de perda de documentos; entre outros. 

Devido a tudo isso, até mesmo órgãos como a Receita Federal têm investido cada vez mais nos recursos digitais para entrega de obrigações.

Solicite uma consultoria personalizada e otimize seus processos com documentos digitais!

Qual o impacto direto em sua empresa?

Agora que discutimos as diferenças, é importante entender como adotar documentos digitais pode transformar a rotina da sua empresa.

Implementar a digitalização de documentos envolve a utilização de ferramentas apropriadas, como sistemas de armazenamento em nuvem, certificados digitais, e bons computadores para otimizar o processo.

A adoção de documentos digitais traz agilidade aos processos, reduz custos e diminui significativamente o risco de erros humanos ou perda de documentos essenciais para o funcionamento da empresa.

Conte com quem pode te auxiliar!

Para fazer uso de recursos que podem solucionar problemas e facilitar a sua rotina, é crucial ter o suporte de quem pode te auxiliar. 

Afinal, ainda que os documentos digitais estejam ganhando cada vez mais espaço em relação aos físicos e representem uma grande facilidade, ainda é preciso ter muita atenção com cada detalhe, especialmente no que diz respeito ao cumprimento de obrigações fiscais.

Mas não se preocupe, pois você pode contar com a Alliance Contabilidade para te ajudar com tudo isso!

Portanto, fale com um especialista agora e descubra como a digitalização pode transformar a sua empresa.

Fale com os especialistas da Alliance já!

Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Nesse artigo você vai ver:

Fale com um especialista agora!

Preencha o formulário que entraremos em contato!
Não te mandaremos spam!

Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa
Migre Sua Contabilidade Alliance - Alliance Contabilidade
Abra Sua Contabilidade Alliance - Alliance Contabilidade
Favicon Alliance Contabilidade - Alliance Contabilidade

Escrito por:

Alliance Contabilidade

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Descubra agora quais os processos necessários para a abertura da…
Cresta Posts Box by CP