Ícone do site Alliance Contabilidade

Tudo o que você precisa saber sobre a nota fiscal do MEI em Barueri

Aprenda a emitir nota fiscal do MEI em Barueri agora mesmo!

Emitir nota fiscal do MEI em Barueri não precisa mais ser um problema para quem é microempreendedor individual, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para fazer isso com facilidade

Localizada na região metropolitana de São Paulo e com um grande número de prestadores de serviços, Barueri se destaca quando falamos de obrigações fiscais empreendedoras.

Uma dessas obrigações é a emissão de notas fiscais. Entretanto, quando falamos da nota fiscal do prestador de serviço que atua como MEI, são muitas as dúvidas em relação a esse procedimento.

Portanto, se você é um prestador de serviço MEI em Barueri, continue lendo esse artigo, pois vamos explicar como emitir nota fiscal do MEI em Barueri e tudo o que você precisa saber sobre esse documento fiscal.

O que é a nota fiscal do MEI?

A nota fiscal do MEI consiste em um documento fiscal emitido pelos microempreendedores individuais sempre que ocorre a venda de um produto ou serviço.

Uma regra em todo país é que as notas fiscais dos prestadores de serviços são de responsabilidade da prefeitura, tendo em vista que esse órgão é o responsável pela arrecadação do ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Desse modo, para que seja possível emitir a nota fiscal de serviço em Barueri, é necessário o cadastro e a autorização da prefeitura da cidade.

Segundo um documento emitido pela prefeitura:

“Considera-se Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NF-e o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura do Município de Barueri, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços. Este documento substitui as Notas Fiscais convencionais confeccionadas em papel autorizadas pelo Município. As notas fiscais convencionais já confeccionadas tipograficamente não poderão ser utilizadas para faturamento dos serviços, a partir do momento em que a empresa passar a utilizar o sistema NF-e, mas poderão ser utilizadas como RPS, desde que suas primeiras vias sejam carimbadas com a informação de que não possuem valor fiscal e que serão substituídas por NF-e no prazo legal.”

Desse modo, para ter acesso ao sistema da Prefeitura de Barueri, basta acessar o portal da prefeitura. Nele, o usuário deve ter uma senha para emitir o documento. Para tanto, é preciso, antes, imprimir o formulário para solicitá-la.

Após obtê-la, é possível usar a mesma senha sempre que realizar a emissão de NFe em Barueri ou mesmo consultá-la, o que pode ser feito, inclusive, pelo contador da empresa, na hora de fazer a prestação de contas. Além disso, qualquer pessoa pode usar o portal.


Você também pode se interessar:

Benefícios de emitir nota fiscal do MEI em Barueri

Além de ser obrigatória, a emissão da nota fiscal traz diversos benefícios para os prestadores de serviços, como:

Podemos concluir que a emissão de nota fiscal só traz vantagens para a empresa e também mais segurança para aqueles que compram nela.

Como emitir sua nota fiscal em Barueri?

Para emitir a nota fiscal do MEI, os prestadores de serviços devem acessar o site da prefeitura de Barueri e solicitar o termo de opção. Em seguida, será necessário protocolá-lo no Ganha Tempo/ Serviços Municipais/ Finanças.

Após a conclusão de todo o trâmite pela prefeitura, será possível fazer o uso do sistema. Tudo é feito de forma eletrônica, através do portal e do e-mail.

Os prestadores de serviços que já possuem a senha de acesso ao portal de serviços online da Prefeitura de Barueri, dela se utilizam também para o acesso ao sistema da NF-e. 

Ao acessar o sistema, basta seguir os passos dados pelo portal da prefeitura para poder emitir sua nota fiscal.

Feito todo cadastro, com acesso ao preenchimento da nota fiscal, é importante se atentar aos campos preenchidos, todos eles devem ser preenchidos da forma correta para que sua nota seja emitida de forma válida.

Isso é fundamental para que você evite problemas com o fisco, o que pode causar multas e outras sanções.

Tenha a Alliance Contabilidade ao seu lado!

Você não precisa enfrentar problemas com o fisco ou quebrar a cabeça com a burocracia que a emissão de notas fiscais envolve. Afinal, você pode (e deve) ter uma contabilidade especializada ao seu lado.

Conte com a Alliance Contabilidade para organizar o sistema de emissão de suas notas fiscais através de sistemas integrados à sua rotina e um atendimento personalizado, com especialistas experientes à sua disposição.

Entre em contato conosco!

Organize o sistema fiscal da sua empresa agora mesmo!

Sair da versão mobile