Troca de contador: como realizar?

Compartilhe nas redes!

Entenda como fazer a troca de contador em Osasco de maneira legal

Veja algumas dicas para efetuar a troca de contabilidade de maneira segura e legal em sua empresa

Ter um contador especialista é um processo em constante evolução, no qual ambos os lados se certificam de ter uma compreensão atual um do outro.

A troca mútua de informações é necessária para manter um relacionamento bem-sucedido e frutífero. Em última análise, a contabilidade é um componente crítico para um negócio de sucesso.

Consequentemente, se você sente que seu profissional atual não traz os resultados desejados para seu negócio, este é o momento de fazer a troca de contador.

Mas como fazer isso sem muito alarido? Continue lendo e nós lhe mostraremos como fazer.

Por que realizar a troca de contador em sua empresa?

É possível efetuar a troca de contador a qualquer momento, e por qualquer motivo.

Entretanto, existem algumas situações mais claras que indicam tal necessidade. São elas:

  • Não receber o serviço necessário;
  • Suas necessidades foram alteradas;
  • O contador atual não cumpre com os prazos.

Além das circunstâncias mencionadas, outros fatores a serem considerados para substituir seu contador poderiam ser:

Comunicação ineficaz, qualidade do serviço, utilização de sistemas desatualizados, falha em ser proativo e informado sobre os últimos desenvolvimentos, entre muitas outras questões.

Saiba mais sobre o processo de troca de contador no material a seguir:

Quais os passos para trocar de contador?

Trocar de contador em sua empresa pode ser mais simples do que parece, apesar das burocracias.

Basta realizar os passos corretos. Veja quais são:

Verifique e analise o contrato atual

Antes de mudar para um novo contador, é importante examinar o acordo existente para confirmar se existem termos contratuais que exijam o pagamento de penalidades, no caso de rescisão do contrato.

Este é um passo altamente vital, pois evitará que sua empresa sofra perdas devido ao pagamento de penalidades ou outras repercussões legais devido à violação do acordo assinado.

Portanto, examine todas as estipulações contratuais!

Confira as pendências existentes

Uma vez analisado o contrato, é essencial verificar se há alguma tarefa inacabada por seu contador, tais como pagamentos que ainda precisam ser feitos ao governo.

É fundamental investigar os últimos cinco anos para identificar quaisquer problemas potenciais que levem a prejuízos financeiros e legais para seu negócio.

Devemos ter em mente que a responsabilidade por erros anteriores e trabalho incompleto permanece com o contador que esteve no comando durante esses períodos.

Comunique a mudança ao profissional atual

A comunicação ao profissional atual pode ser realizada por e-mail ou carta registrada em correio.

Nela deve conter:

  • Solicitação de encerramento do contrato;
  • Data final para término do serviço — geralmente, em até 30 dias após a solicitação;
  • Pedido de entrega dos documentos de sua empresa, sejam eles físicos ou digitais;
  • Solicitação do relatório com a situação cadastral da empresa, para verificar eventuais pendências.

Vale destacar que, segundo a norma do CRC, após o comunicado oficial de encerramento do contrato, o contador tem até 30 dias para entrega dos documentos.

Dentre eles, destacamos:

  • Certificado digital;
  • Logins e senhas para acesso aos sistemas;
  • Livro Razão e Diário;
  • Relatórios contábeis;
  • Contrato Social, Requerimento de Empresário ou CCMEI;
  • Última DIRF e RAIS enviadas; entre outros.

Assine o Distrato dos Serviços

Seu antigo contador precisa lhe dar o Distrato de Prestação de Serviços.

Não deixe de lê-lo e assiná-lo!

O documento conterá detalhes sobre as tarefas realizadas e ainda a serem feitas, os documentos solicitados que ainda são de responsabilidade do contador, entre outros.

Contrate um novo escritório de contabilidade

Mesmo que considere a procura de uma nova empresa de contabilidade como o último passo neste procedimento, é essencial iniciar sua busca antes de dar o primeiro passo.

Desta forma, você garantirá que sua empresa não ficará sem assistência quando chegar a hora de encerrar seu atual contador.

O que considerar na hora de fazer a troca de contador?

A fim de realizar a troca de contador de maneira efetiva, é importante entender o que considerar durante esse processo.

Para isso, é necessário verificar algumas questões, como:

  • Registro junto ao CRC;
  • Recomendações;
  • Serviços oferecidos pelo escritório, sendo compatíveis a sua necessidade;
  • Atendimento ao cliente;
  • Preço praticado;
  • Utilização de tecnologias atualizadas; entre outros.

Ao selecionar uma empresa de contabilidade, converse com eles e explique as exigências, objetivos e desejos de sua organização.

Quando um acordo for estabelecido, certifique-se de rever cuidadosamente os detalhes no contrato e, em seguida, assine-o. Além disso, ao assinar o contrato, o termo de transferência de transparência de responsabilidade técnica também será anotado.

Realize a troca de contador com a Alliance Contabilidade

Nossa equipe de contadores experientes e profissionais de administração de empresas está disponível para ajudá-lo pessoalmente, através de compromissos agendados, ou via e-mail, WhatsApp, Skype, chat, ou ligação.

O procedimento para a troca de contabilidade é simples, e pode até ser feito online — tudo o que precisa fazer é inserir seus dados no formulário de contato em nosso website, e alguém de nossa equipe lhe fornecerá um serviço adaptado às suas necessidades.

Depois, poderá informar seu antigo contador, ou podemos fazer isso…

Portanto, tenha uma equipe ao seu lado que irá garantir as melhores condições para a sua rotina e soluções efetivas para sua empresa.

Além de dicas, orientações e muita informação, você também encontrará temas atuais de gestão contábil e financeira que irão auxiliar na administração de sua empresa.

Conte conosco, da Alliance Contabilidade

A Alliance Contabilidade tem sua sede em Barueri e foi criada a fim de oferecer uma abordagem diferenciada aos serviços contábeis, fiscais e trabalhistas.

Nossa principal motivação é garantir que nossos clientes estejam completamente satisfeitos com a qualidade do atendimento e dos serviços que prestamos.

Nosso compromisso é servir nossos clientes de maneira ética e legal e ajudá-los a criar sucesso sustentável para seus negócios através de dados precisos e oportunos.

Clique aqui para conversar com nossos profissionais!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Tão importante quanto o registro é realizar a baixa de…
Cresta Posts Box by CP