Atualizado em maio de 2023
Passo a passo de como fazer o registro de empresa em Barueri sem complicações
Conheça os requisitos para conseguir o registo de empresa em Barueri e evite burocracias
Para fazer o registro de empresa, o caminho para o sucesso é o planejamento. E o primeiro passo você já tomou.
Você já deve saber que há muita burocracia envolvida, incluindo a necessidade de vários documentos e o cumprimento de várias condições.
Portanto, é essencial ter detalhado. As etapas do registro da empresa geralmente apresentam preocupações.
Para reduzi-las, preparamos esse artigo que te levará em um passo a passo de como fazer o registro de empresa em Barueri.
Por que fazer o registro de empresa?
De forma resumida, o registro de empresa aumenta as oportunidades para o seu negócio. Isso inclui maiores chances de formar parcerias e acessar linhas de crédito.
Além disso, ao cumprir as leis federais e estaduais, os empreendedores podem ter uma maior segurança para seus investimentos, já que a informalidade pode representar riscos maiores.
Passo a passo para o registro de empresa em Barueri
1º passo – Defina o tipo de empresa
Antes de iniciar o registro, é necessário definir o tipo de empresa que deseja abrir. Essa escolha é essencial e também terá impacto na determinação do porte.
Como será o registro de empresa? Uma empresa individual (EI)? Uma sociedade limitada (Ltda.) ou SLU? Faça um estudo e defina qual tipo de empresa se adequa melhor às suas atividades, capital, modelo de negócio, entre outros fatores importantes.
2º passo – Pesquise a viabilidade do nome
Para prosseguir, verifique se o nome escolhido para sua empresa está disponível para registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) e no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Barueri.
Lembre-se que é importante escolher um nome único que esteja segundo as diretrizes estabelecidas e que seja variável para o registro de empresa.
3º passo – Elabore o Contrato Social
Caso sua empresa seja uma sociedade, você precisará redigir um Contrato Social que estabeleça os termos e as condições da sociedade.
É recomendável contar com a ajuda de um profissional especializado nesse processo para que todas as informações estejam corretas e de acordo com as necessidades da sociedade e especificações da lei.
4º passo – Faça o registro na Junta Comercial
Para continuar o processo de registro de empresa, você deve registrar a empresa na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP).
É necessário preencher o requerimento de registro, pagar as taxas e apresentar os documentos solicitados, como o Contrato Social e os documentos de identificação dos sócios.
5º passo – Obtenha o CNPJ
Sua empresa não existirá se não tiver um CNPJ, não é mesmo? Por isso, após o registro na Junta Comercial, o próximo passo necessário é solicitar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal.
Você pode fazer isso por meio do site da Receita Federal ou comparecendo a uma unidade de atendimento.
6º passo – Faça a inscrição municipal
Para obter a inscrição municipal, é preciso comparecer à Prefeitura de Barueri, especificamente à Secretaria de Finanças ou ao Departamento de Receitas Mobiliárias com os documentos exigidos e preencher o formulário de inscrição.
7º passo – Solicite o Alvará de Funcionamento
Verifique os requisitos específicos com a Prefeitura de Barueri e siga os procedimentos para a obtenção do seu Alvará de Funcionamento.
Esse documento deve ser solicitado para que a sua empresa possa operar de fato no endereço escolhido para estabelecer a sede da empresa.
8º passo – Solicite as demais licenças e autorizações adicionais
Além do Alvará de Funcionamento, algumas atividades empresariais podem exigir licenças e autorizações adicionais, dependendo do ramo de atuação.
Verifique com a Prefeitura de Barueri quais são as exigências específicas para o seu negócio e faça as solicitações para finalmente poder concluir o registro de empresa e operar legalmente!
Veja as postagens abaixo e estabeleça bem a sua empresa em Barueri
Registro de empresa em Barueri – facilite o processo com a Alliance Contabilidade
O registro de empresa em Barueri pode ser um processo complexo e burocrático, exigindo conhecimento detalhado das regulamentações e procedimentos legais. Deu para perceber isso no artigo, certo?
No entanto, uma maneira de facilitar e agilizar esse processo é contar com os serviços profissionais oferecidos aqui, na Alliance Contabilidade.
É isso mesmo, com nossa experiência e especialização em abertura de empresa, assuntos contábeis e fiscais, orientamos e auxiliamos em todas as etapas do registro empresarial.
Ao contar com nosso suporte, você pode ter a tranquilidade de que seu processo de registro será conduzido de maneira eficiente e em conformidade com todas as exigências legais.
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