skip to Main Content
Segmentação De Mercado: Conheça 03 Estratégias Muito Eficientes!

Segmentação de Mercado: Conheça 03 estratégias muito eficientes!

Saber como segmentar seu mercado é o [segredo para o sucesso] de suas estratégias de marketing e vendas.

Nesta série de artigos sobre Segmentação de Mercado, já falamos sobre a importância da segmentação de mercado para potencializar seu faturamento, sobre como a segmentação de mercado pode melhorar seu ROI – Retorno sobre Investimentos e, também, como essa estratégia pode tatuar sua marca na mente de seu público alvo. No artigo de hoje falaremos sobre os diferentes tipos de estratégias de segmentação de mercado, para que você estruture o seu plano de marketing e consiga seu objetivo de [aumentar o seu faturamento em até 03 vezes num tempo recorde]. Até porque, antes que uma empresa possa decidir sobre sua oferta irresistível de produtos, ela precisa escolher os parâmetros com base no agrupamento de seus potenciais compradores.

Sendo assim, existem várias opções de segmentação de mercado disponíveis. Vamos a 3 das principais:

1 – Segmentação Geográfica 

Essa talvez seja a forma mais comum de segmentação de mercado, em que as empresas segmentam o mercado atacando uma área geográfica restrita. Por exemplo, as corporações podem optar por comercializar suas marcas em determinados países, mas não em outros. Uma marca pode ser vendida apenas em um mercado, um estado ou uma região do Brasil. Muitas redes de restaurantes concentram-se em uma área geográfica limitada para obter concentração de força. Existem diferenças regionais nas preferências dos consumidores, e isso muitas vezes fornece uma base para a segmentação geográfica especializada. Outro exemplo é a possibilidade de um restaurante optar por vender comidas tipicamente nordestinas apenas na região sudeste do país. Da mesma forma, uma outra rede de restaurantes pode concentrar suas estratégias de vendas de churrasco gaúcho apenas na região nordeste. Uma empresa de tratores e máquinas agrícolas prefere concentrar suas estratégias de marketing em áreas rurais. A segmentação geográfica pode assumir muitas formas, dentre elas destacamos:
  • urbana x rural;
  • norte x sul;
  • praia x campo;
  • áreas quentes x regiões geladas;
  • áreas de alta umidade x áreas secas; e
  • assim por diante…
Esses exemplos também revelam que a segmentação geográfica é, às vezes, um substituto – ou um meio – para outros tipos de segmentação. 2 – Segmentação Demográfica Gênero, idade, renda, tipo de moradia e nível de escolaridade são variáveis ​​demográficas comuns. Algumas marcas são direcionadas apenas para mulheres, outras apenas para homens. Os serviços de streaming de música tendem a ser dire