skip to Main Content
Saiba Por Que O Planejamento Societário é Tão Importante Para A Continuidade De Sua Empresa

Saiba por que o planejamento societário é tão importante para a continuidade de sua empresa

O planejamento societário é uma ferramenta administrativa que oferece maior segurança à gestão correta e sensata de uma empresa, permitindo atingir maior longevidade e assegurando que manter os interesses dos clientes continuem sendo o foco.

Para que o planejamento societário tenha melhores efeitos, deve ser elaborado desde a abertura da empresa, mantendo-se durante o tempo de suas atividades, permitindo evitar problemas que poderiam atrapalhar o desenvolvimento de sua atividade empresarial.

A presença de um advogado especializado em planejamento societário, portanto, é necessária para auxiliar na solução de todos os problemas relativos à constituição e andamento da empresa.

O estabelecimento do planejamento societário deve acontecer no momento da elaboração do contrato social, que deve ser coerente e baseado em estudos sobre cenários onde a empresa poderá se encontrar no futuro, garantindo melhor convivência entre os sócios e atendendo às regras exigidas para a manutenção da ordem, tornando mais práticos os processos de tomada de decisão.

Dessa forma, pode-se garantir o crescimento das finanças do negócio.

Como fazer o planejamento societário?

O planejamento societário tem de ser elaborado por meio de contratos e de formalizações coerentes com as atividades da empresa, possibilitando disciplinar melhor a administração da sociedade, a proteção dos bens e dos interesses de cada sócio participante, além de atender também situações como sucessões, fazendo a distinção entre os bens patrimoniais pessoais e os bens patrimoniais empresariais.

No planejamento societário deve-se, inclusive, prever situações em que os sócios possam se tornar vulneráveis a ações fiscais, tributárias ou trabalhistas, fazendo a empresa uma entidade organizada perante o mercado, possibilitando que o negócio seja valorizado e captando a atenção de investidores em potencial.

O planejamento societário permite manter sua estrutura em situações de negociações que dizem respeito à expansão da sociedade, o que inclui sua divisão ou fusão com outras empresas, adição de novos sócios e investidores e situação tributária da empresa.

Com um planejamento societário correto, a empresa acaba sendo mais valorizada, permitindo o estabelecimento de parcerias estudadas e analisadas estrategicamente, trazendo componentes para facilitar o processo de aquisição de crédito com bancos e com fornecedores.

Com relação à situação tributária, o planejamento societário também se torna necessário, facilitando a implementação de uma política fiscal que possa acompanhar as constantes alterações na legislação brasileira.

O planejamento societário permite melhor análise dos tributos pagos pela empresa, tornando possível a análise de suas operações, a verificação de tributos com valores maiores do que os devidos, a utilização desses valores para o abatimento de tributos a recolher e a recuperação dos valor