Saiba por que o planejamento societário é tão importante para a continuidade de sua empresa

Compartilhe nas redes!

O planejamento societário é uma ferramenta administrativa que oferece maior segurança à gestão correta e sensata de uma empresa, permitindo atingir maior longevidade e assegurando que manter os interesses dos clientes continuem sendo o foco.

Para que o planejamento societário tenha melhores efeitos, deve ser elaborado desde a abertura da empresa, mantendo-se durante o tempo de suas atividades, permitindo evitar problemas que poderiam atrapalhar o desenvolvimento de sua atividade empresarial.

A presença de um advogado especializado em planejamento societário, portanto, é necessária para auxiliar na solução de todos os problemas relativos à constituição e andamento da empresa.

O estabelecimento do planejamento societário deve acontecer no momento da elaboração do contrato social, que deve ser coerente e baseado em estudos sobre cenários onde a empresa poderá se encontrar no futuro, garantindo melhor convivência entre os sócios e atendendo às regras exigidas para a manutenção da ordem, tornando mais práticos os processos de tomada de decisão.

Dessa forma, pode-se garantir o crescimento das finanças do negócio.

Como fazer o planejamento societário?

O planejamento societário tem de ser elaborado por meio de contratos e de formalizações coerentes com as atividades da empresa, possibilitando disciplinar melhor a administração da sociedade, a proteção dos bens e dos interesses de cada sócio participante, além de atender também situações como sucessões, fazendo a distinção entre os bens patrimoniais pessoais e os bens patrimoniais empresariais.

No planejamento societário deve-se, inclusive, prever situações em que os sócios possam se tornar vulneráveis a ações fiscais, tributárias ou trabalhistas, fazendo a empresa uma entidade organizada perante o mercado, possibilitando que o negócio seja valorizado e captando a atenção de investidores em potencial.

O planejamento societário permite manter sua estrutura em situações de negociações que dizem respeito à expansão da sociedade, o que inclui sua divisão ou fusão com outras empresas, adição de novos sócios e investidores e situação tributária da empresa.

Com um planejamento societário correto, a empresa acaba sendo mais valorizada, permitindo o estabelecimento de parcerias estudadas e analisadas estrategicamente, trazendo componentes para facilitar o processo de aquisição de crédito com bancos e com fornecedores.

Com relação à situação tributária, o planejamento societário também se torna necessário, facilitando a implementação de uma política fiscal que possa acompanhar as constantes alterações na legislação brasileira.

O planejamento societário permite melhor análise dos tributos pagos pela empresa, tornando possível a análise de suas operações, a verificação de tributos com valores maiores do que os devidos, a utilização desses valores para o abatimento de tributos a recolher e a recuperação dos valores pagos de forma indevida.

Um advogado especialista em organização e planejamento societário pode ajudar na elaboração das regras exigidas para o bom andamento da empresa, uma vez que a redução de custos tributários poderá oferecer maior margem de lucro, com maior volume de capital para investimento e maiores possibilidades de suplantar a concorrência com relação a política de preços diretos ao consumidor, sem a perda da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Por que o planejamento societário é importante?

O planejamento societário permite a estruturação da empresa em todas as situações e negociações, como, por exemplo:

  • Possibilidade de expansão da sociedade;
  • Eventuais necessidades de divisão da empresa;
  • Oportunidades de fusão com outras sociedades;
  • Incorporação de novos membros ou investidores.

O planejamento societário, além de facilitar a estruturação do quadro societário, também aumenta a valorização da empresa, permitindo melhores condições em caso de decisões a serem tomadas, com a correta divisão de responsabilidade entre os sócios.

Algumas medidas dentro do planejamento societário são voltadas para a área de tributos, permitindo fazer uma avaliação da estimativa de faturamento, para que a empresa tenha a menor tributação possível.

O planejamento societário pode também ser elaborado para empresas que já estejam em atividade, atuantes do mercado, permitindo que possam ser orientadas através de análise do recolhimento de tributos dos últimos cinco anos, tornando possível a verificação de operações e criando condições para que possa tomar novos rumos dentro de sua área de atividades.

A assessoria necessária para fazer um bom planejamento societário pode ser obtida com a contratação de um profissional especializado em área tributária, possibilitando que a empresa garanta melhores condições de participação no mercado.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Sucesso e até logo!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Se você tem como sonho se tornar um grande empreendedor,…
Cresta Posts Box by CP