skip to Main Content
Processo De Gestão De Riscos: 5 Dicas Para Conseguir Bons Resultados

Processo de gestão de riscos: 5 dicas para conseguir bons resultados

A palavra, risco costuma ser entendida como a possibilidade de algo não dar certo, no entanto, no mundo corporativo, ela assume o significado de “incerteza”, tanto para ganhos como para perdas. Podendo levar tanto para um lado, quanto para outro, a depender da atuação e performance da gestão.

Nos dias de hoje, eventos que afetam as empresas de maneira negativa, não podem ser tratados como simples acidentes ou coincidência, a verdade é que todo empreendimento tem seus riscos, no entanto, é necessário ter uma base sólida e boa experiência para combater esses efeitos.

Sendo assim, é necessário o processo de gestão de riscos, que tem como principal objetivo diminuir ou até mesmo acabar com os resultados negativos que o negócio possa porventura vir a sofrer.

É importante lembrar que uma análise bem-feita sobre as propostas, projetos e plano de negócio da empresa como um todo, é essencial para qualquer tomada de decisão, buscando assim organizar um bom planejamento para identificar e aliviar os riscos.

O processo de gestão de riscos exige disciplina e se divide em várias etapas e a sua aplicação traz para organização grandes benefícios, como:

  • Promove transparência em todas as informações;
  • Melhoria na comunicação, tanto interna, quanto externa;
  • Identificar e priorizar grandes riscos;
  • Aumento do valor da empresa;
  • Mas, como anteceder os riscos?
  • Como prever o que pode acontecer?
  • Como analisar seus impactos?

Veja agora 5 dicas para conseguir bons resultados com a gestão de risco

  • Identificar e classificar os Riscos;

É preciso sempre relacionar qualquer evento, seja ele interno ou externo, que possa ter impacto na organização. Esse processo deve ser constante, isso irá nortear qual estratégia deverá ser tomada para manter a empresa segura.

A classificação de risco deve ser de acordo com as particularidades da organização, levando em conta mercado e setor de atuação.

Com essa identif