skip to Main Content
O Que A Contabilidade Pode Fazer Pela Sua Empresa?

O que a contabilidade pode fazer pela sua empresa?

Muitos empresários e empreendedores, seja em ascensão ou com a carreira já consolidada, já se perguntaram, pelo menos uma vez na vida, sobre o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa. Esse tipo de pensamento não é incomum, e nem mesmo errado.

Hoje, discutirei com você sobre esse assunto, que é de suma importância não só para o mundo contábil, mas também para a gestão de qualquer negócio, visto que a contabilidade sempre se mostra como um dos pontos principais para o desenvolvimento de uma atividade, seja ela comercial ou sem fins lucrativos.

O contador é o melhor amigo do homem (de negócios)

Não pude evitar de fazer este jogo de palavras com a frase clássica. O contador é o grande aliado para os empresários e empresárias do Brasil, pois é ele quem auxilia na gestão da empresa desde o começo, em diversos aspectos diferentes.

E esse relacionamento possui frutos tão bons para as empresas, principalmente porque:

  • A complexidade tributária no país é alta;
  • A Receita Federal está cada vez mais incisiva em relação às obrigatoriedades fiscais e tributárias;
  • Um negócio precisa, obrigatoriamente, ter uma contabilidade profissional.

Entre outros motivos, que fazem do contador uma figura central para qualquer empresa. Mesmo assim, esse profissional ainda é um pouco desvalorizado, sendo considerado, na maior parte das vezes, como uma obrigação, um mal necessário, e não um investimento que pode levar uma empresa ao sucesso.

E a culpa não é apenas do empresário que não dá valor ao contador, mas também dos próprios contadores que, já tão imersos em suas rotinas diárias, não são capazes de enxergar o horizonte e todas as mudanças tecnológicas advindas da transformação digital desse mercado, que possui cada vez mais demanda, e que requer muita atenção e tecnologia por parte dos escritórios de contabilidade.

A importância da contabilidade no que diz respeito às obrigações

A contabilidade é importante para uma empresa, a princípio, para que esta esteja dentro dos conformes requeridos pela Lei. Essa é a preocupação inicial de um empreendedor, e também dos empresários, já que as constantes adições nas regras e nos tributos (que são cerca de 90, ao todo), são praticamente impossíveis de acompanhar.

Dessa forma, somente o profissional contábil é capaz de realizar certos serviços, e isso, por si só, já demonstra o que a contabilidade pode fazer pela sua empresa.

Mas, isso não é tudo! O contador também auxilia na obtenção de documentos e alvarás, acelerando, e muito, o processo de abertura de uma empresa. É uma verdadeira “mão na roda” para o empreendedor.

Saber o quanto pagar de imposto, que impostos pagar, declará-los da forma correta diante do fisco, garantir que todos os funcionários recebam seus direitos, tudo isso é parte do trabalho do contador, que conduz revisões tributárias, analisa questões trabalhistas e de pessoal, e ainda se preocupa com a sua gestão.

O que a contabilidade pode fazer pela sua empresa, afinal?

Além de todos os benefícios já citados, ainda podemos falar sobre alguns pontos importantes, os quais são cobert