skip to Main Content
Contabilidade: Uma área Vital Para Otimizar A Gestão Operacional, O Desempenho E O Planejamento Estratégico Das Organizações

Contabilidade: Uma área vital para otimizar a gestão operacional, o desempenho e o planejamento estratégico das organizações

A contabilidade gerencial é capaz de trazer uma nova perspectiva sobre os resultados e processos do seu negócio. Entenda, postagem de hoje, como usá-la ao seu favor.

Qualquer empresa necessita ter informações específicas e exatas sobre as suas situações   econômica e financeira, para que possa fazer uma melhor gestão das suas atividades, melhorar seu desempenho e elaborar um planejamento estratégico possível de ser executado com precisão, que permita a concretização dos seus objetivos organizacionais de pequeno, médio e longo prazo.

Mas, de que maneira a contabilidade, vista como uma área burocrática, contribui nesses componentes vitais para a sobrevivência das empresas?  

Antes de responder essa pergunta, é necessário explicar o que é contabilidade e a sua relevância.

O que é a contabilidade?

A contabilidade é a área responsável por identificar, registrar e demonstrar, de maneira contínua, como a situação monetária da empresa está.

Com as informações geradas sobre compras, vendas, pagamentos, obrigações trabalhistas e impostos, que a organização precisa pagar às autoridades governamentais competentes, a contabilidade expõe os indicadores reais dos campos econômico, financeiro e patrimonial da organização.

Sendo assim, essas informações numéricas dão discernimento à empresa de quanto lucrou, de quanto deve, do quanto está em conformidade com as suas obrigações legais, quais gastos são supérfluos em suas atividades e o que podem ser reduzido e/ou eliminado.

Em resumo, a área contábil é responsável por:

  • Registrar e demonstrar fatos de maneira numérica (monetária);
  • Elaborar e implantar um sistema de gestão adequado ao porte e atividades econômica/social específicas da empresa;
  • Expor, de maneira periódica, as realidades econômica, financeira e patrimonial;
  • Analisar e apurar os indicadores gerados para indicar alterações, melhorias ou reduções, em dadas áreas da organização, para que ela atue de maneira mais rentável no seu segmento;
  • Fazer a previsão de pagamentos a serem efetuados, o quanto receber de terceiros, antecipar possíveis contratempos e precisar lucros.

Portanto, todas as responsabilidades descritas acima são realizadas pela área contábil, mediante prestação de diversos serviços dos quais merecem destaque:

Abertura de empresa

Nesta etapa, a área contábil auxilia em processos e procedimentos inerentes à abertura do negócio como: