skip to Main Content
Comércio Irregular X Comércio Formalizado – Conheça Os Prós E Contras

Comércio irregular x comércio formalizado – conheça os prós e contras

Entenda as diferenças entre um comércio irregular e um comércio formalizado e conheça os benefícios que a formalização podem te trazer!

 

Atualmente, o setor do comércio vem sendo considerado um dos melhores mercados para investir, tornando-o uma sugestão valiosa para o empreendedor que deseja iniciar o próprio negócio.

No entanto, você mesmo já deve ter percebido que um dos principais dilemas do empreendedor que planeja abrir um comércio, refere-se à formalidade ou irregularidade do empreendimento.

Qual será a melhor forma de atuar?

Neste artigo vamos abordar os prós e contras de ter um comércio irregular e os de ter um comércio formalizado.

Vamos começar?

Os perigos de um comércio irregular

Um comércio irregular é aquele que não está devidamente regulamentado em relação à sua atividade, ou seja, ele funciona sem registro.

Contudo, embora pareça mais vantajoso, o empreendedor de comércio que atua de forma irregular, já está colocando um empecilho no crescimento do seu negócio.

Isso por que:

  • A maioria dos clientes não tem segurança em firmar um acordo com comércios informais, e a impossibilidade de emissão de notas fiscais é um dos principais motivos.
  • Como resultado, as possibilidades de fechar vendas vantajosas são praticamente inexistentes e, automaticamente, de ampliar a influência do comércio no mercado também.
  • Se houver uma fiscalização no comércio e existirem mercadorias sem nota fiscal, todos esses produtos serão recolhidos,