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[Artigo Final] Segmentação De Mercado – Vamos Praticar Juntos?

[Artigo Final] Segmentação de Mercado – Vamos praticar juntos?

“Se você tentar vender seus produtos ou serviços para todos, correrá o risco de gastar dinheiro em mensagens publicitárias para pessoas que não estão interessadas no que você tem a oferecer” Finalmente chegamos ao último artigo de nossa série sobre SEGMENTAÇÃO DE MERCADO. Se você chegou até aqui, PARABÉNS, você realmente merece ter um negócio de muito sucesso. Se você começou a série por este, que é o último artigo, recomendamos que você leia os artigos anteriores, pois o compilado de conteúdo desta série, está sensacional e pode, de verdade, fazer toda a diferença para o futuro do seu negócio. Hoje é dia de montarmos, juntos, um exemplo prático de como segmentar o seu mercado alvo e tornar o seu negócio o nº 1 na preferência de seus potenciais consumidores. Então, conforme prometemos… Nos artigos anteriores falamos sobre como você pode [aumentar o seu faturamento em até  3X] segmentando um mercado alvo, falamos também sobre [ROI – RETORNOS SOBRE INVESTIMENTO]  e como você pode [FORTALECER SUA MARCA] com uma boa estratégia de segmentação de mercado. E, finalmente, falamos sobre as [03 estratégias de segmentação de mercado que mais funcionam para aumentar o seu faturamento]. Então, após todo esse conteúdo, finalmente chegou a hora de colocarmos o conhecimento em prática. Vamos nessa? Neste exemplo, estaremos desenvolvendo um segmento de mercado para um produto fictício de uma hamburgueria, a FICTÍCIA’S BURGERS , que usará carne orgânica e vegetais com massa de farinha de trigo integral. [“Sabemos que muitas pessoas não curtem muito mostarda, então vamos manter isso de lado!”] Etapa 1: A definição do mercado Isso seria relativamente fácil para uma marca famosa de fast food, por exemplo, uma vez que a mesma já teria uma presença estabelecida no mercado. Uma marca famosa, obviamente, distribuiria o novo produto através de suas várias unidades de negócio. Porém, para uma marca que está apenas começando, a pesquisa implicaria em identificar se há uma necessidade no mercado para a solução e, em seguida, definir quem gostaria de consumir o produto. Este é um importante passo de qualificação e segmentação de mercado. Etapa 2: A escolha da Estratégia de Segmentação e a Abordagem de Marketing A FICTÍCIA’S BURGER deve adotar a segmentação comportamental ou deve se ater à segmentação demográfica? Como recomendamos no artigo sobre as estratégias de segmentação, realmente gostamos do uso de segmentação comportamental, além das mais tradicionais, como a demográfica e geográfica. Portanto, neste exemplo, estaremos executando uma mistura de agrupamentos demográficos e comportamentais.
  • O agrupamento demográfico permite que a FICTÍCIA’S BURGERS se concentre na idade, no gênero e nos interesses dos consumidores que adorariam o novo hambúrguer. Vamos supor que o resumo da segmentação seja:
– Público Feminino – 18 a 35 anos – Ganhando mais de R$ 30.000 por ano – Consciência saudável – adora academias de ginástica e revistas de leitura de saúde
  • O agrupamento comportamental permite que a marca aprimore sua mensagem de marketing para o novo produto. Se um dos maiores medos dessas consumidoras economicamente ativas é “Eu não estou respeitando meu corpo comendo fast food”, então uma proposta de valor direcionada a resolver esse desafio tão grande funcionará muito bem.
Neste momento, uma abordagem “direcionada” é sábia porque o nicho que a FICTÍCIA’S BURGERS está tentando atingir o percebe como uma “lanchonete fast food” que é pa