skip to Main Content
A Importância Da Contabilidade Para Uma Empresa

A importância da contabilidade para uma empresa

“Qual a importância da contabilidade para uma empresa?”

Acreditamos que muitos empreendedores, quando pensam em abrir uma empresa e se deparam com a seguinte afirmação – Você precisa contratar um contador! – se fazem esta pergunta: qual a importância da contabilidade para uma empresa?

Talvez, você que está lendo este artigo agora, tenha essa mesma dúvida em sua mente!

Pensando nisso, resolvemos elaborar então, esse artigo para que você possa saber qual a real importância da contabilidade para uma empresa, e assim, tenha total certeza de que o contador é um parceiro indispensável para empresas que desejam alcançar o sucesso no mundo dos negócios. 

A princípio, é importante esclarecermos uma questão fundamental sobre a importância da contabilidade para uma empresa: 

Um contador experiente não cuidará apenas da área fiscal e contábil do seu empreendimento, mas baseado em dados precisos, irá apoiá-lo nas tomadas de decisões que influenciarão diretamente no CRESCIMENTO DE SUA EMPRESA.

Então, sem mais delongas, vamos esclarecer logo a questão:

Por que a contabilidade é tão importante para os negócios?

A contabilidade é importante para os negócios como uma maneira de documentar todas as movimentações financeiras de uma empresa, proporcionando então, que todos os envolvidos com a direção da mesma, aprendam com os números. 

Sua empresa precisa de contabilidade básica, por exemplo, para declarar seu faturamento, além de apurar e gerar suas guias de impostos a serem recolhidos junto ao fisco. 

Mas, não é só isso… as demonstrações contábeis também fornecem informações valiosas sobre as operações financeiras, mostrando assim, tendências e oportunidades que podem ajudar a tornar sua empresa mais lucrativa. 

Os órgãos fiscais exigem que você mantenha registros de seu faturamento e operações dentro de um padrão definido por eles, de modo a gerar rastreabilidade sobre todas as suas receitas e despesas. Mas, se você tiver a motivação e o interesse, a parceria com uma empresa de assessoria contábil poderá levar seus processos contábeis a um nível totalmente diferente, onde você poderá usá-los então, para criar um neg