skip to Main Content
4 Dicas Para Manter A Saúde Financeira Do Seu Negócio!

4 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio!

É certo que para manter um negócio saudável, um controle financeiro se faz mais do necessário, se tornando crucial para o seu empreendimento. Por isso, aprenda agora como ter um controle financeiro eficaz com estas 4 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio:

1-Um Fluxo de Caixa bem estruturado é o alicerce do seu sucesso!

Colocar seus débitos e créditos no papel é o primeiro passo para entender como anda a saúde financeira da sua empresa, é aconselhável que você já possua um balanço patrimonial do seu negócio, mas como estamos nos referindo a movimentação do seu capital, um fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para a manter a saúde financeira do seu empreendimento.

O fluxo de caixa é um documento que demonstra a movimentação do dinheiro do seu empreendimento em determinado período de tempo, onde são analisadas entradas e saídas, sejam elas à vista ou prazo.

Normalmente, empreendimentos recém-inaugurados e negócios de pequeno porte costumam fazer este controle através de uma planilha, ou até mesmo um caderno de registros devido à baixa quantidade de transações. No entanto, esta não é uma atitude recomendada, pois conforme sua empresa tende a crescer, sua demanda de processos começa a se tornar cada vez maior, e nessas horas, ter o controle financeiro sendo administrado por você, por meio de uma ferramenta que pode ser facilmente danificada e sem segurança nenhuma, é um erro fatal para o seu negócio!

Fora isso, você ainda precisa se atentar aos dados que são inseridos em seu fluxo de caixa e saber analisar suas projeções de investimentos futuros, até porque é muito arriscado investir em matéria-prima sem saber se seu negócio possui dinheiro para pagar as despesas fixas.

2-Estipule metas, mas entenda seus limites!

Outra vantagem de obter um fluxo de caixa bem estruturado, fora a transparência do seu controle financeiro, é você ter embasamento para estipular metas para o seu negócio, segundo projeções que podem ser estipuladas pela sua média de ganhos e gastos mensais.

Por exemplo, um loja de calçados identifica que nos últimos sete meses manteve uma média de gastos mensais de R$ 1,5 mil com a iluminação do estabelecimento, visto isto, o gerente financeiro estipula uma meta de diminuição deste valor médio em 20% para daqui a três meses.

Para que este objetivo seja alcançado existem várias saídas, desde a troca da iluminação do estabelecimento até a contratação de uma empresa que implementa serviços de eficiência energética na loja.

Porém, para que decisões como esta sejam tomadas, é preciso saber a viabilidade desta ação e a situação atual do caixa de sua empresa, por isso, é importante ter o controle dos seus gastos e ganhos periódicos para manter a saúde financeira do seu negócio.

Você precisa ter em mente o prazo de retorno dos seus investimentos, para que você possa manter o seu capital rodando sem comprometer a permanência do seu negócio no mercado.